top of page

Fila do visto americano de turismo atinge o menor nível desde a pandemia



Fila do Visto Americano de Turismo em Janeiro de 2024


O tempo de espera para os viajantes brasileiros tirarem o visto americano de turismo está cada vez menor. De acordo com um levantamento da consultoria Viva América, o agendamento consular nos cinco postos diplomáticos dos EUA no Brasil está demorando 30,6 dias em média atualmente – o menor patamar desde novembro de 2022, quando o Viva América iniciou o monitoramento da fila.


Desde o final de 2021, quando os EUA reabriram suas fronteiras para viajantes brasileiros e autorizaram sua Embaixada e consulados no Brasil a reiniciarem o processamento regular de vistos, o tempo para se agendar uma entrevista do visto de turismo – que é presencial e etapa obrigatória para quem solicita o documento pela primeira vez – bateu sucessivos recordes.


“A pandemia fez com que os serviços consulares basicamente ficassem interrompidos por quase dois anos. Quando o atendimento foi normalizado, em novembro de 2021, havia uma quantidade gigantesca de pedidos acumulados, o que por sua vez resultou na sobrecarga na capacidade dos oficiais em atender tanta gente e o consequente aumento da fila de espera”, explica Rodrigo Costa, CEO do Viva América.

Em meados de 2023, no ápice da demora, a média de espera chegou a 508 dias nos cinco postos diplomáticos que emitem o visto de turismo. “Isso significa que, quem fosse agendar a entrevista naquela ocasião, só teria data disponível 16 meses para frente”. O consulado de São Paulo era o caso mais emblemático, com uma espera que chegou a 632 dias (21 meses).


Em razão disso, a Embaixada dos EUA no Brasil contratou novos funcionários e ampliou a quantidade de atendimentos. Uma decisão do governo americano de permitir que a entrevista fosse dispensada em casos de renovação, quando o visto não estiver vencido há mais de 48 meses, também ajudou a desafogar os oficiais consulares. As renovações respondem por cerca de 40% dos pedidos no Brasil.


Atualmente, o posto diplomático dos EUA com a menor fila é a Embaixada de Brasília: 20 dias. Em seguida, estão os consulados de Porto Alegre (22), São Paulo (35), Recife (36) e Rio de Janeiro (40).


O visto de turismo e negócio, conhecido como B1/B2, responde por mais de 90% das emissões brasileiras. Em 2023, segundo informação divulgada pela própria Embaixada, foram mais de 1,1 milhão de emissões, uma média de 3 mil por dia.


“Nossa expectativa é de que os tempos continuem baixos ao longo do ano, com médias entre 20 e 50 dias, considerando que pode haver flutuações na fila, em razão de picos de demanda ou quedas momentâneas no atendimento por questões administrativas, como férias e licenças”, explica o CEO do Viva América.


Fila do Visto Americano – 3ª Semana de Janeiro/2024

Posto

Diplomático

Visto de Turismo e Negócios

Vistos de

Estudante

Vistos de Trabalho Temporário

Vistos de Trânsito e Tripulantes

São Paulo

35 dias

2 dias

3 dias

6 dias

Rio de Janeiro

40 dias

14 dias

14 dias

10 dias

Porto Alegre

22 dias

14 dias

41 dias

1 dia

Recife

36 dias

mesmo dia

2 dias

2 dias

Brasília

20 dias

2 dias

2 dias

2 dias

Evolução da Fila de Espera do Visto Americano de Turismo (B1/B2) – 2023/2024


Fonte: Monitoramento Viva América


Quer Viver na América?

 

Os EUA estão cheios de oportunidades para estrangeiros que querem fazer suas vidas no país. E a boa notícia é que o Viva América facilita e te ajuda durante todo o processo. Conheça os nossos produtos e serviços e saiba como viver em um dos melhores lugares do mundo em qualidade de vida, trabalho e segurança.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page