top of page

EUA emitem segunda maior quantidade de vistos para brasileiros


Vistos emitidos para brasileiros em abril


Em abril de 2024, o governo dos Estados Unidos concedeu 118.332 vistos para brasileiros – o segundo maior valor mensal da história, atrás apenas do recorde registrado em agosto do ano passado, quando houve mais de 125 mil emissões. Em relação a março, trata-se de um aumento de 6,8%.



Os dados são de um levantamento da Viva América, assessoria especializada em serviços imigratórios para os EUA, que monitora o sistema de vistos americanos em todo o mundo a partir de informações coletadas junto ao Departamento de Estado do país.


No acumulado dos quatro primeiros meses, os brasileiros já receberam 413.519 mil vistos. Além de representar um incremento de 19,2% sobre o quadrimestre inicial de 2023, a média mensal do período, se mantida até o final deste ano, resultará em um total de 1,24 milhão de emissões, superando o recorde de 1,15 milhão anotado em 2023.


“A procura pelos vistos continua muito aquecida entre os brasileiros e isso serve como um indicador para o que a indústria de turismo pode esperar no que tange a viagens internacionais para a Terra do Tio Sam”, analisa Rodrigo Costa, CEO da Viva América.

Ele comenta ainda que os volumes recordes de emissão para brasileiros só têm sido possíveis por causa de medidas adotadas pela Embaixada dos EUA, a partir do final de 2022, para ampliar a capacidade de atendimento de seus postos diplomáticos no País.


As ações também resultaram em uma queda significativa no tempo de espera do agendamento dos vistos, em especial o de turismo, que caiu de mais de 500 dias em 2023, para menos de 50 dias nos primeiros meses deste ano.


“Em razão do fechamento temporário do consulado de Porto Alegre, no começo de maio, por causa das chuvas que atingiram o Rio de Grande do Sul, a demanda que era atendida por lá foi direcionada para os outros postos. Consequentemente, o tempo médio de espera acabou crescendo nas últimas semanas.”

Atualmente, em junho, a fila para agendar o visto americano é de 101,5 dias em média.


Vistos mais populares

Como acontece todos os meses, o visto de negócio e turismo (B1/B2) foi o mais emitido para brasileiros em abril, somando 113.641 autorizações – alta de 6,9% sobre março.


Em seguida, aparecem os vistos de intercâmbio (J-1), com 857 entradas expedidas, e de estudante (F-1), com 524. “E ambos os vistos devem crescer nos próximos meses, em razão da proximidade do início do ano letivo americano”, explica Costa.


Uma pesquisa da própria Viva América, divulgada no começo do ano, mostrou que o Brasil é o quinto país com mais alunos internacionais nas universidades dos EUA. Esses estudantes não podem entrar no país mais de 30 dias antes do início das aulas e, por isso, os meses de maio, junho e julho tendem a registrar altas na emissão das autorizações que têm essa finalidade.


Entre os vistos permanentes – ou seja, aqueles que permitem ao estrangeiro morar e trabalhar nos EUA por longos períodos –, popularmente conhecidos como green cards, o EB-2 foi o que mais teve emissões. Nos últimos anos, ele tem sido a principal porta de entrada de brasileiros com nível superior que buscam carreira em solo estadunidense.



Postos diplomáticos

Em abril, o Consulado de São Paulo foi o segundo posto diplomático dos EUA no mundo que mais emitiu vistos (56.295), respondendo por 47,5% de todas as autorizações brasileiras. A lista é liderada pelo Consulado de Monterrey (65 mil), no México.


O Consulado do Rio de Janeiro aparece na 15ª colocação, seguido pela Embaixada de Brasília (19ª) e pelos consulados de Porto Alegre (22ª) e Recife (31ª).


Vistos Americanos Mais Emitidos para Brasileiros – ABRIL 2024

1. B1/B2 (negócio e turismo): 113.641

2. J-1 (intercâmbio): 857

3. F-1 (estudo): 524

4. C-1/D (tripulantes): 539

5. L-2 (dependentes de L-1): 413

6. A-2 (diplomatas): 401

7. L-1 (transferência de executivos): 371

8. B-1 (negócio): 236

9. EB-2 (habilidades excepcionais): 193

10. O-1 (habilidades extraordinárias): 130

11. F-2 (dependentes de F-1): 129

12. J-2 (dependentes de J-1): 124

13. K-1 (noivo de cidadão americano): 120


Emissão de Vistos Americanos para Brasileiros - 2023-2024


Emissão de Vistos Brasileiros para Americanos

Foto: Imagem gerada com IA (Adobe Firefly) 


Quer Viver na América?

 

Os EUA estão cheios de oportunidades para estrangeiros que querem fazer suas vidas no país. E a boa notícia é que a Viva América facilita e te ajuda durante todo o processo. Conheça os nossos produtos e serviços e saiba como viver em um dos melhores lugares do mundo em qualidade de vida, trabalho e segurança.

 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page