top of page

EST, PST? Como é o fuso horário e o horário de verão nos EUA?

Atualizado: 5 de fev.



Fuso Horário dos EUA


Em razão de sua vasta extensão territorial, os EUA são cobertos por nove fusos horários, delineados de leste a oeste. Cada fuso horário abrange uma região específica, refletindo a diversidade geográfica e cultural do país.


Entender como esses fusos funcionam é essencial para quem vai viajar a lazer ou a negócios para os EUA e também para quem pretender morar no país.


Por isso, descubra neste guia tudo sobre o fuso horário nos EUA.

 

Os 9 Fusos Horários dos EUA


Conheça abaixo os nove fusos horários oficiais dos EUA e entenda a relação deles com o horário padrão de Brasília.


  • Fuso Horário do Leste – Eastern Standard Time (EST): Abrange a Costa Leste, incluindo cidades como Nova York e Washington, D.C. É o fuso de referência para muitas atividades comerciais e políticas. Em relação a Brasília: -2 horas.

  • Fuso Horário Central – Central Standard Time (CST): Presente em regiões como Chicago e Dallas. Em relação a Brasília: -3 horas.

  • Fuso Horário das Montanhas – Mountain Standard Time (MST): Engloba áreas das Montanhas Rochosas, como Denver e Phoenix. Em relação a Brasília: -4 horas.

  • Fuso Horário do Pacífico – Pacific Standard Time (PST): Predominante na Costa Oeste, abrangendo cidades como Los Angeles e Seattle. Em relação a Brasília: -5 horas.


Considerando apenas os EUA continental, ou seja, sem levar em conta suas ilhas e territórios ultramarinos, podemos dizer, de maneira simplificada, que os quatro fusos horários acima (EST, CST, MST e PST) são os principais fusos horários americanos. No entanto, ainda existem outros cinco:


  • Fuso Horário do Alasca – Alaska Standard Time (AKST): Aplicado na maior parte do estado americano do Alasca. Em relação a Brasília: -6 horas.

  • Fuso Horário do Havaí – Hawaii-Aleutian Standard Time (HST ou HAST): Abrange a ilha do Havaí e parte do Alasca. Em relação a Brasília: -7 horas.

  • Fuso Horário do Atlântico – Atlantic Standard Time (AST): Aplicado em Porto Rico e nas Ilhas Virgens. Em relação a Brasília: -1 hora.

  • Fuso Horário da América Samoa – Samoa Standard Time (SST): Inclui o território da Samoa Americana, bem como as Ilhas Midway e as ilhas desabitadas de Jarvis, Palmyra e Kingman Reef. Em relação a Brasília: -8 horas.

  • Fuso Horário de Chamorro – Chamorro Standard Time (ChST): Observado em Guam e nas Ilhas Marianas Setentrionais. Em relação a Brasília: +13 horas.


Perceba que todos os fusos horários dos EUA estão atrás do fuso horário brasileiro, com a exceção do Fuso Horário de Chamorro, que está 13 horas à frente.


Atenção! Alguns estados americanos, como Flórida, Indiana, Nevada e Tennessee podem ter dois fusos horários incidindo sobre seu território.


Também é comum a utilização das siglas sem o “S”, como ET (Eastern Time) ou PT (Pacific Time). Muitas emissoras de TV, por exemplo, ao divulgar o horário de exibição de um programa ou evento ao vivo indicam os horários EST e PST como referência, por serem os dois fusos mais comuns. E aí quem mora nos fusos CST e MST, que compreendem o miolo territorial dos EUA, precisa fazer o ajuste para o seu horário local.


Horário de Verão nos EUA


O horário de verão (daylight saving time) é adotado anualmente em quase todos os EUA, adiantando-se o relógio em uma hora a partir do segundo domingo de março, pouco antes da primavera, e atrasando o relógio uma hora no primeiro domingo de novembro, no final do outono. É a época do hemisfério norte em que os dias são mais longos e, portanto, há mais luz solar disponível. Os EUA, portanto, ficam a maior parte do ano (cerca de oito meses) sob o regime do horário de verão.


A lógica por trás dessa mudança é aproveitar ao máximo a luz do dia durante os meses mais quentes do ano, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e, consequentemente, economizando energia.


Não adotam o horário de verão nos EUA os estados do Arizona (exceto a Nação Navajo, reserva indígena que tem parte de seu território localizado no Arizona) e do Havaí, assim como territórios ultramarinos da Samoa Americana, Guam, das Ilhas Marianas, Porto Rico e das Ilhas Virgens dos Estados Unidos.


Durante o horário de verão, é comum (mas opcional) que as siglas que designam os fusos horários tenham o “S” de “standard” trocado pelo “D” de “daylight saving”. Com isso, não estranhe se ver as siglas dos fusos horários sendo descritas da seguinte maneira:


  • EST – EDT

  • CST – CDT

  • MST – MDT

  • PST – PDT

  • AKST – AKDT

  • HST– HDT/HADT


As regiões americanas regidas pelos fusos horários AST, SST e ChST não adotam o horário de verão e, portanto, não é comum ver suas siglas adaptadas.


Já em relação ao HST, embora o Havaí não adote o horário de verão e, portanto, não costume usar a sigla adaptada para o período (HDT), a pequena parte do Alasca que é regida pelo fuso horário HST (e não pelo AKST) adota, sim, o horário de verão para seguir a prática do restante do estado do Alasca.


Quando começa o horário de verão nos EUA?

Considerando que o horário de verão nos EUA começa no segundo domingo de março e termina no primeiro domingo de novembro, estas são as datas em que ele acontecerá de 2024 a 2030.

Ano

Data de Início

Data de Término

2024

10 de março

3 de novembro

2025

9 de março

2 de novembro

2026

8 de março

1 de novembro

2027

14 de março

7 de novembro

2028

12 de março

5 de novembro

2029

11 de março

4 de novembro

2030

10 de março

3 de novembro

 

Fuso horário dos EUA em relação ao Brasil


Como o Brasil não adota mais o horário de verão, a relação dos fusos horários brasileiros em relação aos fusos horários dos EUA pode ser ilustrada da seguinte maneira:

Horário de Referência: 12:00/12pm (meio-dia) do Horário de Brasília:

Brasil

EUA (Padrão)

EUA (Horário de Verão)

12:00 (Brasília)

10:00 EST

11:00 EDT

12:00 (Brasília)

9:00 CST

10:00 CDT

12:00 (Brasília)

8:00 MST

9:00 MDT

12:00 (Brasília)

7:00 PST

8:00 PDT

12:00 (Brasília)

6:00 AKST

7:00 AKDT

12:00 (Brasília)

5:00 HST

6:00 HDT

12:00 (Brasília)

11:00 AST

11:00 AST

12:00 (Brasília)

4:00 SST

4:00 SST

12:00 (Brasília)

1:00 ChST do dia seguinte

1:00 ChST do dia seguinte

 Lembrando que os fusos horários AST, SST e ChST não adotam o horário de verão. Por isso, não houve alteração em seus horários em relação à hora oficial de Brasília.


Fusos horários do Brasil

O Brasil tem quatro fusos horários oficiais:


  • Horário Padrão de Fernando de Noronha: Incide sobre o arquipélago de Fernando de Noronha. Em relação a Brasília: +1 hora.

  • Horário Padrão de Brasília: Praticado na maior parte do país, incluindo toda a região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como Distrito Federal e os estados de Tocantins, Pará, Amapá e Goiás.

  • Horário Padrão do Amazonas: Estão inseridos nele a totalidade dos territórios de Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da maior porção do Amazonas. Em relação a Brasília: -1 hora.

  • Horário Padrão do Acre: Inclui o estado do Acre e a parte oeste do Amazonas. Em relação a Brasília: -2 horas.


Desde 2019, o horário de verão não é adotado no Brasil. 

 

O que é UTC?


UTC é a sigla para "Coordinated Universal Time" (Tempo Universal Coordenado, em tradução livre para o português). UTC é um padrão de tempo que serve como referência para sincronizar diferentes relógios e fusos horários em todo o mundo.


O planeta Terra é dividido em fusos horários, e o UTC serve como ponto de referência central. Cada fuso horário é uma variação do UTC, com horas adicionadas ou subtraídas, dependendo da localização.


No sistema UTC, cada fuso horário abrange 15 graus de longitude, resultando em 24 fusos horários inteiros ao redor da Terra. Há ainda fusos horários não inteiros ou fracionados, o que faz com que existam 38 fusos horários ao todo no mundo.


A hora UTC é frequentemente expressa em um formato que inclui as letras "UTC" seguidas. Por exemplo, a hora “10:30 UTC” significa que são 10:30 da manhã na longitude de zero grau da Terra.


Quanto mais para o oeste da longitude zero, mais atrasado fica o relógio. E, consequentemente, quanto mais a leste, mais adiantada fica a hora.


Países como Espanha e Irlanda, por exemplo, estão na longitude zero do nosso planeta, portanto, estão em UTC±0. Já o Brasil, que fica à oeste no mapa, tem a maior parte do seu território dentro do fuso horário UTC-3, o que significa que o país está três horas atrás do UTC±0.


Na parte continental dos EUA, por sua vez, teremos regiões no fuso horário UTC-5 (EST), UTC-6 (CST), UTC-7 (MST) e UCT-8 (PST).


Alguns países adotam fusos horários fracionados, como o Nepal, que está no fuso horário UTC+5:45. Isso significa que, quando é meio-dia no Brasil, são 20:45 no Nepal.

 

Como falar as horas em inglês nos EUA?


Os EUA utilizam predominantemente o sistema horário de 12 horas, ou seja, os americanos não têm o costume de falar 20:00 (vinte horas) ou 17:00 (dezessete horas). Se você falar isso para um americano, ele não vai entender.


Nos EUA, utiliza-se as siglas "am" e "pm" para separar as horas da primeira e da segunda metade do dia.


  • "am" se refere a "ante meridiem", que é latim para "antes do meio-dia".

  • "pm" se refere a "post meridiem", que é latim para "após o meio-dia".


Portanto, ao se referir às duas horas da tarde, é possível dizer 2pm, 2:00pm, 2 PM ou 2 p.m., por exemplo. Não existe um único padrão estilístico.


O’clock

A expressão "o'clock" é comumente usada para indicar as horas em inglês. Ela é uma contração de "of the clock" ("do relógio", em tradução para o português) e é usada para indicar que a hora mencionada é exata, sem minutos. Por exemplo:


  • 3 o'clock (3 horas)

  • 6 o'clock (6 horas)

  • 12 o'clock (12 horas)


Essa expressão é utilizada em situações formais e informais para fornecer uma indicação clara da hora cheia. Por exemplo, "The meeting is at 2 o'clock" significa que a reunião está marcada para as 2 horas, sem especificar minutos.


É uma maneira prática e direta de expressar as horas em contextos em que a precisão até os minutos não é necessária.


Expressões em inglês para falar as horas

Veja abaixo a lista de expressões relacionadas à hora em inglês que vão te ajudar a se comunicar melhor nos EUA.


o'clock:

  • Tradução: Em ponto.

  • Exemplo: It's 3 o'clock. (São 3 horas em ponto.)

half past:

  • Tradução: Meia hora.

  • Exemplo: It's half past six. (São seis e meia.)

quarter past:

  • Tradução: Quinze minutos passados.

  • Exemplo: It's quarter past nine. (São nove e quinze.)

quarter to:

  • Tradução: Quinze minutos para.

  • Exemplo: It's quarter to eleven. (São quinze para as onze.)

a.m. (ante meridiem):

  • Tradução: Da manhã.

  • Exemplo: I wake up at 6 a.m. (Eu acordo às 6 da manhã.)

p.m. (post meridiem):

  • Tradução: Da tarde/noite.

  • Exemplo: The movie starts at 8 p.m. (O filme começa às 8 da noite.)

noon:

  • Tradução: Meio-dia.

  • Exemplo: We'll meet at noon. (Nos encontraremos ao meio-dia.)

midnight:

  • Tradução: Meia-noite.

  • Exemplo: The party ends at midnight. (A festa termina à meia-noite.)

sharp:

  • Tradução: Exato.

  • Exemplo: The train departs at 7:30 sharp. (O trem parte às 7:30 exato.)

early morning:

  • Tradução: De manhã cedo.

  • Exemplo: I go for a run in the early morning. (Eu corro de manhã cedo.)

late afternoon:

  • Tradução: Final da tarde.

  • Exemplo: The meeting is scheduled for the late afternoon. (A reunião está agendada para o final da tarde.)

top of the hour:

  • Tradução: No início da hora.

  • Exemplo: The news starts at the top of the hour. (As notícias começam no início da hora.)

sharp on the dot:

  • Tradução: Pontualmente.

  • Exemplo: Be there at 9:00 a.m. sharp on the dot. (Esteja lá pontualmente às 9:00 da manhã.)

in the morning/afternoon/evening:

  • Tradução: De manhã/tarde/noite.

  • Exemplo: We'll meet in the afternoon. (Nos encontraremos à tarde.)

on time:

  • Tradução: Na hora.

  • Exemplo: Please make sure you arrive on time. (Por favor, certifique-se de chegar na hora.)

around:

  • Tradução: Por volta de.

  • Exemplo: The meeting is around 3 p.m. (A reunião é por volta das 3 da tarde.)

early/late in the day:

  • Tradução: Cedo/tarde no dia.

  • Exemplo: We prefer to travel early in the day. (Preferimos viajar cedo no dia.)

crack of dawn:

  • Tradução: Nas primeiras horas da manhã.

  • Exemplo: We'll start the hike at the crack of dawn. (Começaremos a caminhada nas primeiras horas da manhã.)

as the crow flies:

  • Tradução: Direto, sem paradas.

  • Exemplo: The next town is 20 miles away, as the crow flies. (A próxima cidade está a 20 milhas de distância, direto.)

in a couple of hours:

  • Tradução: Em algumas horas.

  • Exemplo: I'll be back in a couple of hours. (Estarei de volta em algumas horas.)

on the hour:

  • Tradução: Na hora certa.

  • Exemplo: The train departs on the hour. (O trem parte na hora certa.)

Daylight saving time:

  • Tradução: Horário de verão

  • Exemplo: Remember to set your clocks forward for daylight saving time. (Lembre-se de adiantar seus relógios para o horário de verão)

 

Resumo – Fuso Horário nos EUA

Veja abaixo as respostas para as perguntas mais comuns sobre o fuso horário nos EUA. Se tiver alguma dúvida adicional, deixe nos comentários do post!



Quantas horas de diferença entre Brasil e EUA?

Tanto o Brasil quanto os EUA são regidos por vários fusos horários. Em relação ao horário oficial de Brasília, os EUA estão de duas a cinco horas atrás, dependendo da região e considerando apenas a parte continental do país.

Quantos fusos horários há nos EUA?

Qual país tem 4 horas a mais que o Brasil?

Qual país tem 12 horas de diferença do Brasil?

Quanto tempo de diferença entre Brasil e Califórnia?

Quando é o horário de verão nos EUA?

Por que o horário de verão dos EUA foi criado?

Quanto tempo dura o horário de verão nos EUA?

Todos os estados americanos adotam o horário de verão?

Quando foi a última vez que teve horário de verão no Brasil?

Quantos fusos horários existem no mundo?

Qual é o país com mais fusos horários?

O que significa UTC?


 

Quer Viver na América?

 

Os EUA estão cheios de oportunidades para estrangeiros que querem fazer suas vidas no país. E a boa notícia é que o Viva América facilita e te ajuda durante todo o processo. Conheça os nossos produtos e serviços e saiba como viver em um dos melhores lugares do mundo em qualidade de vida, trabalho e segurança.

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page